fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41)3027-2994
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

O que é pergolado?

O pergolado proporciona diversas mudanças para decks e varandas, propiciando maior apelo visual. Além disso, ele também serve como espaço para armazenar plantas, além de ser um ótimo local de lazer.

Mas afinal de contas, o que é um pergolado? É uma estrutura simples, capaz de transformar o quintal em um espaço ao ar livre com muitas funcionalidades práticas para o dia a dia. Confira abaixo todas as informações necessárias!

Saiba mais sobre o pergolado

Originalmente, os pergolados eram utilizados em áreas de cultivo de uva, pois permitem que os galhos da planta cresçam horizontalmente facilitando a colheita. Assim sendo, é uma estrutura de pilares ou colunas que sustentam um telhado com vigas ou treliças.

Esse telhado pode ser coberto com vidro ou outro tipo de material e, até mesmo, pode ficar aberto para dar uma iluminação natural ao local. Desse modo, os pergolados podem ser construídos em diferentes materiais.

Entre eles estão a madeira, bambu, ferro e concreto, que permitem a criação de vários designs e cores diferentes, dependendo do efeito estético desejado, e também em relação ao principal objetivo de um pergolado.

Esse objetivo consiste em fornecer uma área de sombra para que as pessoas possam desfrutar de bons momentos ao ar livre, sendo que o espaço disponível embaixo do pergolado abre muitas possibilidades de utilização. 

Entre elas, está a opção de escolher utilizá-lo em uma área para entretenimento ou para criar uma área privativa para relaxar em casa, entre outras diversas maneiras, como abordamos abaixo!

Como usar o pergolado?

Os pergolados são excelentes recursos para compor o jardim. A sua estrutura é ideal para o cultivo de plantas trepadeiras que crescem a partir do zero e criam um teto natural incrível à medida que se entrelaçam nas tábuas.

Dessa maneira, a estrutura do pergolado pode ser utilizada para guardar seu carro. Essa solução é econômica, prática e pode até mesmo proteger totalmente o veículo contra o tempo, utilizando coberturas de policarbonato ou vidro.

Os pergolados são estruturas com diversas possibilidades de personalização para ambientes ao ar livre. Assim sendo, vale a pena utilizar um pergolado e transformar uma área externa em uma sala ao ar livre para jantar, dormir ou ler, entre outras situações.

Vantagens

O preço que você vai pagar para construir um pergolado depende do tamanho e dos materiais utilizados. Mas, de qualquer forma, a estrutura não exige um alto investimento. As estruturas metálicas são mais caras, mas também são mais flexíveis.

Dessa maneira, investir em um pergolado apresenta um excelente custo-benefício, pois acrescenta muito mais beleza à sua área ao ar livre, agregando valor ao imóvel em caso de venda.

Como a estrutura do pergolado oferece uma enorme possibilidade de design e personalização, é possível definir detalhes, como o espaço entre as madeiras, incorporar outros materiais, adicionar tecido, apostar em uma iluminação decorativa, entre outros. 

Portanto, se a decoração da sua casa é mais tradicional ou contemporânea, é possível adaptar os pergolados para o design de sua preferência, inclusive instalando-os no interior do imóvel.