fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41)3027-2994
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Qual a diferença entre Pergolado e Gazebo de Madeira?

O pergolado e o gazebo de madeira, à primeira vista, podem soar como nomes bem conhecidos, caso você já tenha pensado em um bom projeto de decoração para a sua casa. Eles se parecem muito e possuem basicamente as mesmas utilidades.

Assim sendo, se você nunca ouviu falar de nenhum dos dois ou está em dúvida sobre os seus significados, não se preocupe. Confira as principais diferenças e vantagens do pergolado e do gazebo de madeira, no texto abaixo!

O que é pergolado?

Composto por vigas dispostas paralelamente, ou apoiadas e ligadas em outras vigas estruturais, o pergolado também pode ser inserido em muros. Dessa maneira, essas vigas adquirem a função de controlar a luz.

Assim sendo, a fabricação do pergolado é feita com pérgulas, que são estruturas com vigamento regular e com o mesmo espaçamento. Elas são construídas como um teto vazado em áreas externas, e fabricadas com madeira, ferro e concreto.

Estruturas do pergolado

Pilar

Os pilares são as estruturas verticais de sustentação, responsáveis por transferir as cargas recebidas à fundação.

Coluna

As colunas também são pilares e têm a mesma função que eles, porém, possuem secção redonda. 

Viga

As vigas são estruturas horizontais que ligam um pilar ao outro, formando uma espécie de malha. Desse modo, elas são responsáveis por transferir as cargas recebidas aos pilares.

Laje

As lajes nada mais são do que o chão/teto. Ou seja, a laje é um plano onde as forças são aplicadas, sustentado por vigas que, por sua vez, são apoiadas em pilares.

O que é gazebo?

O gazebo é uma estrutura parecida com um quiosque pequeno. O seu estilo é pergolado, parecido com os tipos usados em praças e jardins, próximo a um coreto. O uso em jardins residenciais utiliza tecidos nas suas laterais.

Assim sendo, em se tratando de decoração residencial, o gazebo é um lugar no jardim destinado a oferecer não apenas sombra e descanso, mas também para servir como um espaço para qualquer outra atividade de descanso e lazer.